...

Especial Copa 2014: por que São José dos Campos pode ser uma subsede

Posted by Manchete 0 comentários
Ponto fraco: maior cidade do Vale não tem estrutura hoteleira adequada para demanda de seleção estrangeira


Acompanhe São José dos Campos, um dos municípios candidatos a subsede da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.


Copa de 2014 em São José dos Campos?

São José dos Campos tem mais de 600 mil habitantes, aeroporto e bons serviços oferecidos. Mas a bola fora fica por conta da rede hoteleira, que não tem estrutura adequada para a demanda de uma seleção estrangeira e de turistas.

Pela estrada, São Paulo está bem pertinho. Pelo ar a cidade também está há pouco tempo de viagem de qualquer capital do país. Vantagens para as seleções da Copa do Mundo. A Fifa vai decidir onde os países poderão hospedar as estrelas do futebol e São José dos Campos quer ser escolhida. "Temos aeroporto, uma pista segura; temos hospital de urgência e emergência; temos inclusive talvez o Trem de Alta Velocidade, e acaba sendo um diferencial na hora da decisão", comentou o prefeito Eduardo Cury.

São José já tem três locais que podem servir de centro de treinamento para uma seleção visitante. Rodeado por militares, o campo do CTA é o mais seguro, perfeito para treinos secretos. O maior, porém antigo, é o estádio Martins Pereira. Já o mais moderno por enquanto ainda é uma fazendinha no bairro Capão Grosso.

Na zona rural de São José dos Campos, cerca de vinte quilômetros do centro da cidade. No local já está aprovada a construção de um centro de treinamento particular com cinco campos de futebol, alojamento e refeitório. É um projeto de cinco milhões de reais que pode se tornar um grande atrativo na Copa. O projeto é do clube Primeira Camisa e o presidente do clube, Francisco Ferreira, está otimista. "Eu acredito que em um ano a gente já tenha praticamente tudo andando e a ideia é que funcionem já os campos, num prazo de seis meses", explicou.

Já o descanso da seleção visitante é que está tirando o sono nessa disputa para subsede do mundial. A cidade oferece 300 quartos em hotéis de alto padrão. E nenhum deles passa de 3 estrelas.

Existe ainda um estudo para construir na cidade um resort de luxo, que seja aproveitado também depois da Copa do Mundo. "Existem muitos eventos em São Paulo, por exemplo, que não têm mais espaço. A ideia é captar esses eventos, trazendo pra São José, e utilizar a estrutura de um restort, que precisa de uma continuidade", contou Antônio Ferreira Júnior, presidente do Sinhores.

>>> mais ....

O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 divulgou nessa quarta-feira (1) a primeira versão do Catálogo de Centro de Treinamentos de Seleções. O material apresenta 54 candidatos com contratos assinados, sendo um deles aqui do Vale do Paraíba.
Dentre os 20 candidatos à Centro de Treinamentos que estão localizados no estado de São Paulo, o catálogo divulgado pelo COL apresenta o estádio do Martins Pereira, casa do São José Esporte Clube.
De acordo com informações divulgadas pelo Portal da Copa, ao todo, 76 CTS foram aprovados tecnicamente, assim, outras duas versões do catálogo, que será online, deverão ser divulgadas, no primeiro e no segundo semestre de 2013.
Até o momento, o COL recebeu 279 inscrições e inspecionou 244.
Entre os aprovados nessa primeira versão do catálogo, 30 estão localizados na região Sudeste, 14 na região Sul, quatro na Norte e três nas regiões Centro-Oeste e Nordeste.
Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que servirão como base para as equipes durante a Copa do Mundo da FIFA. Eles são compostos por um local de treinamento e um hotel oficial, sendo que para constar no Catálogo de CTS, os hotéis candidatos precisam assinar contrato com a empresa de hospitalidade da FIFA e os campos de treinamento têm de firmar acordo com o COL.

Blogger news

Total de visualizações de página

Blog Archive